QUEM SOMOS


O 501st é um fã clube mundial de fantasiados de Star Wars criado por Albin Johnson em 1997 nos EUA e que hoje conta com participantes do mundo todo.
O clube segue os moldes das organizações militares como vemos nos filmes e sua organização é dividida pelo que chamamos de Garrisons (Guarnições) e que por sua vez se dividem em Squads (Esquadrões) para determinada região.

O fundador da "Divisão Brasil" Clube foi Vinícius Aires da cidade de São Jose dos Campos em 2001 e não demorou muito para que os primeiros membros da Capital Paulistana e depois ingressaram membros do Rio de Janeiro e Minas Gerais que criaram seus squads. Em 2015 o fã clube passou por uma reformulação onde na divisão territorial surgida com a criação de um Novo Garrison. A nossa Divisão Brasil ficou encarregado dos alistamentos dos membros do Sul e Sudeste e em 2018 um de seus squads também cresceu a ponto de criar sua independência. 

Hoje, a Divisão Brasil tem dois Squads, o Kuat Drive ( Kuat Drive Yards Squad) que abriga a Região do ABC Paulista e Baixada Santista e o Death Valley que abriga a região do Vale do Paraíba no interior do estado.

O fã clube é famoso pelo nível de exigência na proximidade dos trajes com o filme e é submetido por um crivo de aprovação (nacional e internacional) que torna o desafio estimulante aos fãs mais atentos a detalhes e este padrão de qualidade está presente em cada Garrison existente em mais de 50 países pelo mundo.

Com este grande volume de integrados, o fã clube fez parte da edição do Guiness Book de 2008, o livro de recordes e superlativos reconhecido internacionalmente, publicou que o 501st como sendo o maior grupo de trajes da saga de Star Wars do Mundo em sua página 174 da edição elaborada no ano de 2017 e ilustrada com a célebre "Parada das Rosas"(Rose Parade).

Com o tempo, o material do universo expandido da saga, legitimou o fã clube que foi coroado pelo criador George Lucas no episódio 3 - A vingança dos Sith (2005) onde o nome do pelotão que invade o Conselho para extermínio dos Jedi, é a Legião 501 pelo comando do recém nomeado Darth Vader. Pouco depois, outras obras multimidiáticas ganharam as referências em livros, jogos, quadrinhos, action figures e animações da saga.

Com o fã clube, alguns anexos enriqueceram o universo de Star Wars com outros personagens como a
Astromech R2-KT, uma cópia do nosso já famoso R2D2, mas nas cores rosa para homenagear a falecida filha do fundado do fã Clube, a jovem Kate que faleceu depois de um agressivo câncer que contraiu.

A guarnição possui também as celebridades que foram nomeadas como Membros honorários como o Astronauta Marcos Pontes (nomeado em 2006), o músico Lucas Scholles Lima da Família Lima (nomeado em 2004), Bruno Sutter da banda satírica Massacration e nossos já famosos atores da saga, George Home e Dave Prowse.
A Divisão Brasil segue em sua história colaborando com a saga em parcerias com a Walt Disney Company, em parceria com o Conselho Jedi Sp, com os fã Clubes de fantasiados considerados irmãos e irmãs em armaduras: Rebel Legion (Polis Massa Garrison), Mandalorian Mercs (o Clan Vode An), The Dark Empire e a Legião 404Th.

Créditos: Vebis S. Junior - CT1962


Para saber mais sobre nossa origem mundial: